As eleições de 2026 ocorrem em outubro, e para exercer o direito de voto é essencial estar em dia com a Justiça Eleitoral. Débitos ou pendências precisam ser regularizados até o dia 6 de maio para evitar impedimentos.
Como consultar a situação do título
– A consulta de quitação de multas pode ser feita no link Quitação de multas, na página inicial do site do TRE-MG.
– Também é possível pelo Autoatendimento Eleitoral, na opção “Débito Eleitoral”.
– Ou ainda pelo aplicativo e-Título (disponível para iOS e Android).
Pagamento das pendências
Caso haja dívida, o pagamento pode ser realizado por cartão de crédito, Pix ou boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU), diretamente no cartório, pelo app e-Título ou via Autoatendimento Eleitoral. Em muitos casos, o mero pagamento já regulariza a pendência no sistema da Justiça Eleitoral.
Se o eleitor possui multas por ausência em três eleições consecutivas, além do pagamento, é necessário solicitar a regularização do título – pelo Autoatendimento ou nos cartórios eleitorais.
O que se sabe sobre as Eleições 2026
– Primeiro turno: no dia 4 de outubro de 2026, com seis escolhas nas urnas, em ordem: deputado federal; deputado estadual (ou distrital, no DF); senador (primeira vaga); senador (segunda vaga); governador e vice-governador; presidente e vice-presidente da República.
– Eventual segundo turno: caso haja necessidade, para presidente e governadores, ocorrerá em 25 de outubro.
– Formação das vagas: deputados federais (513), deputados estaduais (1.059). Os cargos são distribuídos entre partidos e federações conforme a votação total e preenchidos pelos candidatos mais votados, segundo os quocientes eleitoral e partidário.
– Senadores: 54 vagas (dois terços do total de 81) distribuídas conforme o sistema de rodízio a cada quatro anos; eleição majoritária simples: os dois candidatos mais votados em cada estado são eleitos, com mandato de oito anos.
– Governadores e vice-governadores: 1 vaga para cada estado mais o Distrito Federal.
– Presidente e vice-presidente da República: 1 vaga.
Observação sobre os sistemas eleitorais
As votações de uma eleição geral combinam os sistemas proporcionais (para deputados) e majoritários (para senadores, governadores, presidente, etc.).
Fonte: texto original publicado em BHAZ. Foto: BHAZ.


















