A formação de um ciclone extratropical no litoral do Sudeste deve intensificar as pancadas de chuva em Minas Gerais a partir desta sexta-feira, 30 de janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta acumulados elevados e risco de tempestades, especialmente no Sul do estado e no Triângulo Mineiro.
Segundo o órgão, o sistema deve se desenvolver junto à costa e puxar instabilidade para a Serra da Mantiqueira, área que abriga municípios do Sul de Minas. Por lá, os volumes de chuva podem passar de 100 milímetros. Também há expectativa de temporais no Triângulo Mineiro, com possibilidade de granizo.
No sábado, 31 de janeiro, a instabilidade deve se deslocar entre o Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro, com chuvas que podem superar 100 mm em 24 horas. Há alerta para alagamentos, enxurradas e transtornos em áreas urbanas e rurais.
A previsão indica que o ciclone deve manter influência no tempo até o início da próxima semana, favorecendo a formação de um canal de umidade entre Espírito Santo e Mato Grosso e mantendo a instabilidade em partes de Minas Gerais.
Frente fria antes da chegada do ciclone
Antes da chegada do ciclone, a passagem de uma frente fria desde esta quinta-feira, 29 de janeiro, provoca chuva intensa e temporais na região Sul do país. Embora os maiores impactos sejam esperados no Paraná e em Santa Catarina, o sistema contribui para intensificar as instabilidades que avançam em direção ao Sudeste, incluindo Minas Gerais.
Fonte do texto: BHAZ
Foto: BHAZ
via BHAZ
Fonte do texto: BHAZ
Foto: BHAZ



















