O vereador Everton Luiz, de Matozinhos, esteve em Belo Horizonte visitando o Parque Sensorial Girassol, um espaço multissensorial voltado à inclusão, saúde e desenvolvimento de crianças autistas, além de atender crianças com outras necessidades e suas famílias.
Durante a visita, o parlamentar destacou que a iniciativa serve como referência para um projeto que poderá ser implantado em Matozinhos. Segundo ele, a proposta já será encaminhada à Câmara Municipal, por meio de indicação ao Poder Executivo, com o objetivo de viabilizar a construção de um parque sensorial semelhante no município.
O Parque Sensorial Girassol é um ambiente acessível, gratuito e preparado para estimular o desenvolvimento infantil por meio de brinquedos e estruturas que trabalham coordenação motora, autonomia, aprendizado e habilidades sensoriais, como painéis sensoriais, rotas de equilíbrio e atividades ao ar livre. Esses estímulos, que antes eram encontrados principalmente em clínicas especializadas, passam a ser oferecidos em um espaço aberto, seguro e acolhedor.
Além do desenvolvimento individual, o parque tem como um de seus principais objetivos a promoção da inclusão social, incentivando a convivência e a interação entre crianças com e sem autismo, fortalecendo o respeito à diversidade e a integração nas atividades do dia a dia.
“O Parque Sensorial Girassol reforça a ideia de igualdade e respeito às diferenças. Pensar inclusão é pensar em todos”, afirmou o vereador. Ele destacou ainda que o mandato segue trabalhando para que Matozinhos avance em políticas públicas voltadas a uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva.


















