Chefe do tráfico no Aglomerado da Serra é preso em praia do sul da Bahia

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um homem apontado como um dos principais chefes do tráfico de drogas no Aglomerado da Serra, maior comunidade de Belo Horizonte, foi preso em uma praia no sul da Bahia. Marcélio Alves de Souza, conhecido como “Tchelo”, foi detido nesta quinta-feira (5) durante uma ação policial e teve a prisão preventiva mantida pela Justiça nesta sexta-feira (6).

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, Tchelo é investigado por envolvimento em diversos crimes ao longo de cerca de 30 anos. Ele é apontado como um dos gerentes da Organização Terrorista do Cafezal (OTC) e era considerado um alvo prioritário das forças de segurança por exercer forte domínio e poder dentro da comunidade.

A localização do suspeito foi possível a partir das investigações de um homicídio ocorrido no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, em dezembro de 2025. A vítima, Júlio César Ferreira Peixoto, de 33 anos, foi executada a tiros dentro de um carro, crime que foi registrado por câmeras de segurança. Dentro do veículo, a perícia encontrou uma carta manuscrita que fazia referência a disputas entre facções criminosas na capital mineira.

Segundo a polícia e o Ministério Público, Marcélio Alves de Souza vivia de forma luxuosa na cidade de Prado, no litoral sul da Bahia. Ele possui três passagens pelo sistema prisional e estava foragido desde 2022, após a execução de um ex-integrante da própria organização criminosa.

Após a prisão, Tchelo foi transferido para Belo Horizonte em um avião da Polícia Militar. Conforme o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ele passou por audiência de custódia e permanecerá preso preventivamente. Caso seja condenado pelos crimes investigados, pode cumprir pena superior a 20 anos de reclusão.

Fonte: g1 Minas

Foto: Reprodução/TV Globo

Encontre uma reportagem