O jornalista esportivo Álvaro Vilaça, em nova parceria com o Por Dentro de Tudo, analisou a final do Campeonato Mineiro, que coloca frente a frente Atlético Mineiro e Cruzeiro no próximo fim de semana, em jogo único no Mineirão.
Segundo Vilaça, a presença dos dois gigantes na decisão “não é novidade” e condiz com o investimento e orçamento das equipes. Para ele, no entanto, ambos oscilaram ao longo da competição, especialmente o Atlético, que sofreu para confirmar a vaga.
Caminho até a final
O Cruzeiro venceu o Pouso Alegre nas semifinais, por 2 a 1 fora de casa e 1 a 0 no Mineirão. Vilaça define a atuação celeste como “arroz com feijão”: futebol básico, sem brilho, mas com controle dos dois confrontos.
Já o Atlético enfrentou o América Mineiro e avançou após dois empates — 1 a 1 na Arena MRV e 0 a 0 no Estádio Independência — garantindo a classificação nos pênaltis. Para o jornalista, o duelo no Independência foi “sofrível do ponto de vista técnico”, com pouca criatividade ofensiva do time alvinegro.
Ele destaca que, apesar de defensivamente mais organizado, o Atlético tem produzido pouco do meio para frente. O goleiro Everson voltou a ser decisivo na disputa por pênaltis.
Favoritismo em debate
Na avaliação de Vilaça, o confronto é equilibrado, mas o momento atual dá “ligeiro favoritismo” ao Cruzeiro. O comentarista pondera que a chegada recente do treinador atleticano dificulta uma mudança drástica imediata no padrão de jogo, especialmente no setor ofensivo.
“Favoritismo não quer dizer que vai ganhar”, ressalta. Para ele, os elementos são parecidos, mas o desempenho recente pesa a favor da equipe celeste.
A decisão será em jogo único: quem vencer fica com o título estadual. Em caso de empate, a taça será decidida nos pênaltis.
#prosite
via IFTTT
















