A crescente preocupação com a saúde e bem estar tem aumentado a busca por alimentos, suplementos ou produtos que melhorem a qualidade de vida, que previnam doenças ou que tragam benefícios estéticos. O colágeno é um destes suplementos amplamente utilizados.
A principal função do colágeno é contribuir com a manutenção da estrutura dos tecidos em que está presente. Assim, ele é responsável por manter as células unidas, pela cicatrização e regeneração dos tecidos machucados e auxilia na hidratação dos tecidos. Porém, na fase adulta (a partir de 30 anos, em média) o organismo diminui sua produção e os sinais da deficiência começam a ser notadas, sendo esta umas das principais causas do envelhecimento. Além do envelhecimento, a deficiência de colágeno está relacionada à artrite reumatóide, esclerose sistêmica progressiva, lúpus eritematoso sistêmico, e várias outras.
Há 27 tipos de colágeno. Porém, os Tipos I e II são os mais utilizados na prática clínica nutricional:
– O Colágeno Tipo I (hidrolisado) é encontrado na pele, nos tendões, nos ossos e até mesmo na córnea;
– O Colágeno Tipo II é encontrado na cartilagem, discos intervertebrais e nos olhos.
A maioria das pessoas consomem o colágeno hidrolisado buscando minimizar os efeitos do envelhecimento. Porém, para que o resultado seja satisfatório há outros fatores que interferem no resultado. Os hábitos alimentares, particularmente, têm papel fundamental. Entre vários fatores nutricionais, o consumo de vitamina C adequado diariamente é um fator determinante para que se obtenha resultado positivo com a suplementação.
Quanto a suplementação do colágeno Tipo II, também há vários nutrientes e compostos bioquímicos determinantes para o resultado satisfatório do tratamento de artrite, artrose e demais.
Desta forma, a suplementação de colágeno apresenta sim diversos benefícios à saúde. Porém, desde que seja definida a partir de uma avaliação clínica nutricional individualizada para determinar qual o tipo de colágeno você deve tomar, a dosagem ideal, melhor horário, outros nutrientes que devem ser associados para o objetivo desejado, entre outras. Deve-se avaliar também a viabilidade de uso de colágenos patenteados. As patentes são: VeriSol® (colágeno tipo I) e o UC-II® (Colágeno Tipo II).
Um grande abraço e até a próxima!
Me envie sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586
Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351
@nutrirobertabianchinni