fbpx

Violência política cresceu 335% no país em 3 anos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um levantamento feito pela UniRio indica que os casos de violência política cresceram 335% no Brasil nos últimos três anos. Foram identificados 214 registros no primeiro semestre de 2022, enquanto o país teve 47 casos no mesmo período de 2019, ano em que o estudo começou. 

A pesquisa feita pelo Observatório da Violência Política e Eleitoral da universidade mapeia crimes como ameaças, homicídios, atentados, homicídios de familiares, sequestros e sequestro de familiares de lideranças políticas.

O aumento dos casos também ocorre quando comparados os dados deste ano com 2020, em que ocorreu a última eleição — quando foram eleitos prefeitos e vereadores das cidades. De janeiro a junho daquele ano, o país teve 174 crimes cometidos contra políticos, aumento de 23%. 

Os crimes são captados pelo grupo a cada trimestre. Somadas, as duas pesquisas feitas neste ano mostram um total de 45 homicídios ocorridos nos seis primeiros meses de 2022. Em comparação com 2021, com 54 mortes registradas, houve queda de 17%.

Em outubro, os eleitores vão escolher deputados estaduais, deputados federais, senadores (um por estado), governadores e presidentes para mantado entre janeiro de 2023 a dezembro de 2026 — exceto senadores, que permanecem oito anos em seus cargos. 

Fonte: Globo.

Encontre uma reportagem