Unidade pediátrica do Hospital São Lucas fechará as portas em Belo Horizonte

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Em meio ao caos na saúde, o Hospital São Lucas encerrará o atendimento pediátrico em Belo Horizonte em até 90 dias. A unidade fica localizada no bairro Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte, e recebe pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada. O hospital, que possui uma das melhores estruturas de Minas Gerais, atende crianças em tratamento de câncer e de alta complexidade nas áreas de cardiologia e neurocirurgia. 

Segundo o pediatra Cristiano Túlio Maciel Albuquerque, diretor de mobilização do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), o fechamento ocorre após uma consultoria independente apontar que a unidade pediátrica gasta mais do que arrecada.

“Por isso, eles definiram pelo fechamento da unidade. Todos os médicos serão desligados e o sindicato está tratando disso. Temos esse posicionamento oficial deles”, relatou com exclusividade à Itatiaia.

Diferente da crise ocasionada pela falta de profissionais em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Saúde de BH, a situação dos médicos do hospital é oposta a deles. “Nós até tivemos uma reunião com o diretor da Hapvida e ele falou que não teve dificuldade para conseguir pediatras, porque ele fez uma pesquisa e colocou o salário 20% acima do que estava pagando o mercado”, explicou.

O médico enfatiza que o fechamento do São Lucas não tem relação com a “crise da pediatria”. “O Hospital São Lucas foi muito importante neste momento de pandemia e de pico sazonal de doenças respiratórias para ajudar a atender a demanda […] Muitos pacientes graves, com dificuldade de conseguir médicos… mas eles têm mais recursos, mais instrumentos, ofereceram estímulos financeiros”, disse.

O fechamento das portas sobrecarrega ainda mais o atendimento do público infantil na capital, que sente o reflexo da falta de profissionais em filas de hospitais e unidades de saúde superlotadas.

Fonte: Itatiaia.

Encontre uma reportagem