Minas Gerais recebeu orientações do Ministério da Saúde para vacinar crianças de 3 a 5 anos com a CoronaVac, mas ainda não divulgou um calendário de aplicação.
De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a recomendação é que os estoques do imunizante sejam destinados, inicialmente, somente para crianças entre 3 e 4 anos e que a vacinação ocorra de forma gradual para todas as crianças imunossuprimidas de 3 e 4 anos, seguida pelas faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade.
Apesar da falta de data, Minas Gerais tem no estoque, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 74.270 doses de Coronavac que ainda não foram distribuídas aos municípios. Elas poderiam ser aplicadas nos pequenos. No estado há 546.505 crianças de 3 a 4 anos de idade, segundo a Fundação João Pinheiro.
Ainda conforme a SES, as vacinas que estão na Central Estadual da Rede de Frio (CERF) serão entregues às Unidades Regionais de Saúde e municípios de forma proporcional à estimativa de crianças de 3 a 4 anos. Para que essa distribuição aconteça , o estado aguarda por parte do Ministério da Saúde a disponibilidade de doses para o atendimento de 100% das crianças.
Na última segunda-feira (18), Belo Horizonte informou que não há imunizantes da Coronavac suficientes para esta faixa etária.
Na capital, até o dia 15 de julho, 84,2% das crianças entre 5 e 11 anos se vacinaram com a primeira dose. Já 60,4% receberam a segunda dose.
Fonte: Globo Minas.