Nesta quarta-feira, 27 de julho, o comando da Polícia Militar em Matozinhos e a Comissão de Eventos da Prefeitura Municipal, reuniram-se com promotores de eventos da cidade no Palácio da Cultura. O objetivo foi alinhar informações e cuidados para as festas que acontecerão nos próximos meses.
O comandante da PM, Capitão Albuquerque, falou das experiencias nos grandes eventos públicos e privados nos últimos meses na região, não sendo registrado nenhum problema grave, como em Prudente de Morais e Capim Branco, como também no Pedro Leopoldo Rodeio Show com situações rotineiras. “Vamos buscar ter o mesmo êxodo aqui em Matozinhos”, disse.
Segundo o comandante, Matozinhos vive um período de calmaria na criminalidade, com melhores índices desde 2015 e espera continuar assim nos próximos grandes eventos, citando o aniversário da cidade e jubileu.
O capitão frisou da importância de uma boa revista na portaria dos eventos e as regras divulgadas antes para os participantes: “A revista precisa ser bem feita. Não pode ignorar bolsas femininas e nem carrinho de bebe em evento público, porque sempre dão um jeito”.
Albuquerque ainda chamou atenção quanto a documentação,como alvará e ofício para a polícia: “Nos informem quanto antes sobre o evento, e não omita informações, principalmente sobre público previsto. Agora, se chegar no local e não tiver alvará, será encerrado”.
O Subsecretário de Administração e membro da Comissão de Eventos, Fernando Fonseca, reforçou para que todos sigam as regras básicas, a fim de diminuir o máximo aprobabilidade de riscos, pois, mesmo com liberação de alvará assinado pela prefeita, todos respondem, caso aconteça algo.
Quanto a dúvidas levantadas com relação ao Alvará da Vara da Infância e do Adolescente, Fernando disse que a portaria que exigia a entrada do documento 30 dias antes, “está sendoabolida a partir desse mês”. Com relação a liberação do Corpo de Bombeiros, explicou que basta acessar o site e fazer uma auto declaração de público e estrutura. Quanto aos prazos, o capitão disse que “cada um tem o seu e precisa ser respeitado”.
O Chefe da Transmatoz e membro da Comissão de Eventos, Sargento Vicente, disse que para eventos particulares, “será publicada uma portaria proibindo estacionamento em frente do local da festa para evitar atrapalhar o trânsito”.
Ainda, foi perguntado como a PM lhe dá com a reclamaçãode som alto em festas. O comandante disse que não existe horário para delito da perturbação do sossego: “Essa crença de que até as dez horas da noite pode, não tem. O que precisa ter, é bom senso em qualquer horário. Se há reclamação e verificar a falta desse bom senso, aí vamos tomar providências”.
Além do comando da PM de Matozinhos e membros da comissão de eventos, participaram do encontro, vereadores, diretores da CDL, representantes da igreja católica, das Guardas de Congado e promotores de eventos.