Uma pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Datafolha revelou que os golpes digitais passaram a liderar a lista de maiores medos da população brasileira em 2026. Segundo o levantamento, 83,2% dos entrevistados afirmaram temer perder dinheiro em fraudes pela internet ou celular.
O índice ficou tecnicamente empatado com o medo de roubo à mão armada, citado por 82,3% dos participantes, e de ser morto durante um assalto, mencionado por 80,7%.
O estudo também mostra que os golpes virtuais foram o crime mais frequente enfrentado pelos brasileiros nos últimos 12 meses. Cerca de 15,8% da população com mais de 16 anos relatou ter perdido dinheiro em fraudes digitais, o equivalente a aproximadamente 26,3 milhões de vítimas.
Entre os golpes mais comuns estão fraudes em aplicativos bancários, golpes via PIX, falsas mensagens sobre renovação da CNH, links fraudulentos e clonagem de contas.
A pesquisa aponta ainda que a vitimização digital é maior em cidades grandes e entre pessoas das classes econômicas mais altas, devido ao maior acesso a serviços financeiros e compras online.
Outro dado destacado pelo relatório é a subnotificação: apenas 8,2% dos casos chegam oficialmente às autoridades por meio de boletins de ocorrência, o que contribui para a sensação de impunidade e insegurança digital.
O levantamento “Medo do crime e eleições 2026: os gatilhos da insegurança” ouviu 2.004 pessoas em 137 municípios brasileiros entre os dias 9 e 10 de março de 2026.
Crédito da foto: Kayan Albertin/Arte g1
Fonte: g1














