Ouço muitas mães dizendo:
✓ Não tenho tempo;
✓ Faço muitas atividades ao longo do dia;
✓ Nos horários que estou em casa, preciso cuidar da casa;
✓ Meu filho fica no quarto;
✓ Quando aproximo ele não quer conversar;
✓ Se eu falo algo ele me responde com grosseria.
✓ Prefiro deixar de lado, não tenho tempo para filho sem respeito.
Se seu filho não é prioridade para você, ele será para alguém, que vai acolher e depois agir conforme lhe convém. Várias serão as possibilidades, lugares e pessoas que vão persuadir seu filho para que ele faça parte, seja aceito e sinta-se pertencente.
Porque um adolescente se dispõe a fazer coisas negativas com ele mesmo? Porque naquele grupo as pessoas falam a mesma língua, sentem a mesma sensação e ele é aceito sem crítica e julgamento.
Adolescentes estão construindo sua identidade e para tal acertam e erram, sentem medo, insegurança e ficam ansiosos. Imagina essa mistura de sentimentos sem o apoio da mãe ou pior com violência verbal, física e ordem sem diálogo? Impossível alcançar o filho, sem compreender esse processo e agir com maturidade sobre ele.
Não existe modelo ou regra, cada mãe constrói vínculos conforme suas experiências e valores. A única certeza com essa nova geração é que não é possível ser mãe autoritária e impositiva ou que oferta liberdade descontrolada. Os extremos desorganizam o adolescente e ele se perde. O equilíbrio, a autoeducação e o autoconhecimento da mãe é o caminho. A mãe que estuda, se informa e quer alcançar o filho atua na escuta, diálogo e estabelece combinados claros e definidos com a contribuição dele. Ela o ajuda a refletir e avaliar o que valeu a pena e o que será necessário ajustar. Essa é uma prática diária, intermitente, que precisa se consolidar como missão de mãe. É o Amor verdadeiro que se dispõe a servir com desprendimento e humildade, ensinando e aprendendo.
Danielly da Silva Araújo
Mentora de Famílias
Mentoria Família em Construção
Especialista em ajudar mães em conflito com filhos adolescentes
Colunista do Jornal @pordentrodetudo
Autora do Conteúdo Família em Construção
Coautora do Livro:
Manual da Infância – Os desafios dos pais Editora: @literarebooks
Conheça o meu trabalho
Instagram: @daniiaraujjo_
Facebook: Danielly Araújo
Página Facebook: Família em Construção