fbpx

Prefeitura anuncia fim da obrigatoriedade de uso de máscara em todos os locais em Sete Lagoas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Sete Lagoas foi reconhecida como uma das cidades de Minas Gerais com melhor atuação no combate à pandemia da Covid-19. Ações da Prefeitura aumentaram a estrutura de atendimento do sistema de saúde, promoveram a maior operação de vacinação da história e salvaram vidas. Nesta terça-feira, 23, o prefeito Duílio de Castro e o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Fernandes, anunciaram o fim da obrigatoriedade de uso de máscara no município, outro reflexo da bem-sucedida estratégia de enfrentamento ao coronavírus.

A utilização de máscara para proteger contra a transmissão foi liberada por etapas em Sete Lagoas seguindo sempre informações epidemiológicas e tendo a estrutura de atendimento como norte. Um comitê especial foi responsável pelas mudanças de regras e, em sua última reunião, realizada no dia 12 de abril, determinou que o uso de máscara seria obrigatório apenas no transporte coletivo, estabelecimentos de saúde, tanto da rede pública quanto a privada, e para profissionais que manuseiam alimentos em restaurantes e similares.

Depois de mais de quatro meses acompanhando os níveis de contaminação, internação e óbitos, foi possível evoluir na liberação das medidas de segurança contra a Covid. “Uma medida digna de comemoração. Chegou o momento de liberar as máscaras com muita segurança. Durante a pandemia precisamos tomar medidas radicais, mas com muita certeza que venceríamos esta pandemia”, comentou Duílio de Castro.

O fim da obrigatoriedade do uso de máscara será formalizado por meio de Decreto Municipal que será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira. “Finalmente chegou o dia tão esperado pelo qual trabalhamos tanto. Agradeço o apoio do prefeito e de todos os profissionais da saúde que se empenharam muito para este objetivo. Nossos níveis epidemiológicos nos deixam seguros e confortáveis para esta decisão. Reforçamos a necessidade de manter o calendário vacinal em dia, a vacina foi fundamental nessa vitória”, destacou Dr. Marcelo Fernandes.

O prefeito Duílio de Castro também fez questão de fazer agradecimentos neste momento de celebração. “Muitas vezes, por falta de profissionais de saúde disponíveis no mercado, nossos funcionários de desdobraram e chegaram até a 36 exaustivas horas de trabalho. Foram verdadeiros heróis. Agradeço também a população por entender medidas rígidas necessárias para resguardar vidas. Sete Lagoas foi exemplo e reconhecida internacionalmente por sua estratégia acertada”, disse Duílio de Castro.

RECONHECIMENTO 
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, em junho de 2020, uma comitiva da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Depois de assistirem a uma apresentação sobre as principais ações do Município no combate à pandemia, a comitiva visitou três unidades de saúde de referência para atendimento a casos de Covid-19, onde puderam ver de perto toda a estrutura disponível na cidade. Eles examinaram protocolos de acolhimento e tratamento dos pacientes e elogiaram a forma como Sete Lagoas enfrentava a pandemia, já que a cidade foi uma das primeiras no Brasil a decretar estado de emergência em função do novo coronavírus.

Encontre uma reportagem