fbpx

COLUNA: Importância da alimentação na prevenção do câncer de próstata

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata por ano. Este valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Desta forma, o câncer de próstata é reconhecido como um problema de saúde pública.

De forma geral, a prevenção do câncer de próstata implica na adoção de um estilo de vida saudável que incluem comer adequadamente, controlar o peso, beber com moderação, limitar o uso de açúcar e sal, não fumar e praticar exercícios físicos. Dentre esses hábitos, dietas consideradas saudáveis ocupam um espaço significativo.

Os componentes mais relevantes como fatores de prevenção, em relação à alimentação, são relacionados a seguir:

• Consuma frutas, verduras e legumes: Vários estudos apontam o consumo de frutas e legumes como fontes de vitaminas, minerais, fibras, fitoquímicos e de outros componentes que colaboram para a prevenção de vários tipos de câncer. Recomenda-se o consumo de 3 porções de frutas e 2 grandes porções de verduras e legumes diariamente;

• Consumir de alimentos fonte de licopeno: O licopeno é um potente antioxidante e ajuda a reduzir o risco de diferentes tipos de câncer, especialmente o de próstata. São fontes de licopeno o tomate, a goiaba vermelha, a melancia, o pimentão, o mamão e a beterraba. Se forem orgânicos, melhor ainda;

• Consumir pimenta, alho, cebola e açafrão: Esses alimentos podem ajudar na prevenção do câncer tanto por sua ação protetora contra os danos causados pelas substâncias cancerígenas quanto por sua capacidade de impedir o crescimento de células cancerosas; 

• Manter o peso adequado: a obesidade está relacionada a diversos tipos de câncer. Já a prática de atividade física promove um fator protetor contra o câncer.

• Evitar excessos de gordura saturada (principalmente gordura animal e frituras): Acredita-se que o consumo excessivo de gordura causa um aumento na formação de ácidos biliares, que são mutagênicos e citotóxicos, favorecendo o aparecimento do câncer. Pelo contrário, as gorduras insaturadas encontradas em castanhas, nozes, azeite, óleo de peixe, óleo de linhaça e outros, agem na prevenção do câncer.

• Evitar excessos de carne vermelha: Pesquisas evidenciam uma relação importante entre o consumo excessivo de carne vermelha e o aumento do risco de formas agressivas de câncer da próstata. Prefira frangos e peixes;

• Evitar embutidos (como presunto, salame, linguiças): Alimentos embutidos, enlatados e defumados – são ricos em nitritos e nitratos, substâncias químicas que asseguram a conservação e a aparência dos alimentos, mas que se transformam em nitrosaminas, um potente agente cancerígeno. 

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.

Apesar de ser ainda um grande tabu para a maioria dos homens, a detecção pode ser feita por meio do toque retal e o exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente deve se submeter à biópsia da próstata. O toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom. Somente com o resultado dessa análise do tecido é que poderá ser fornecido o diagnóstico.


Me enviem sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586

Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351
@nutrirobertabianchinni

Roberta Bianchinni (CRN 16351) é Técnica em Nutrição e Dietética pela escola III Millenium de Sete Lagoas, bacharel em Nutrição, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Estética e Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Esportiva.

Encontre uma reportagem