Empresa mineira cria dispositivo “anti-coronavírus” para bebedouros

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Com a pandemia de Covid-19, a busca por soluções que ajudem a evitar a disseminação do vírus se tornou uma verdadeira caçada. A empresa mineira Beloar criou o ÁguaàLaser, um dispositivo inovador, que pode ajudar a frear o aumento de contaminações via contato físico. O negócio, que tem à frente o jovem empreendedor Muriel Ornela, concebeu o equipamento antes do surto de coronavírus, por demanda do setor de frigoríficos, mas o uso se tornou muito mais importante nestes tempos em que todo cuidado é pouco.

A invenção, que foi patenteada pela empresa, consiste em um sensor infravermelho que detecta quando a mão se aproxima do bebedouro, o que libera o líquido sem a necessidade de tocar em botões, abrir ou fechar a torneira. “O dispositivo foi desenvolvido com o objetivo de evitar a contaminação cruzada em frigoríficos, de animais para pessoas ou vice-versa. Essa demanda partiu de grandes empresas que solicitaram um produto touchless, que permitisse a retirada de água para consumo humano sem precisar encostar”, conta Muriel Ornela, CEO da Beloar.

O empresário explica que não é preciso trocar os bebedouros que já estão instalados. “Criamos um adaptador universal para transformar as torneiras comuns em touchless, o que proporciona mais segurança, comodidade e economia, já que a água só sai quando alguém está com as mãos à frente da torneira”, conta Muriel Ornela.

De acordo com Muriel, a instalação do dispositivo gera grandes benefícios para a sociedade. “O fato de evitar a disseminação de vírus e bactérias impacta diretamente na saúde pública. Pense em quantas pessoas não tocam os botões do bebedouro de um shopping ou hospital diariamente? Ou imagine em comércios e indústrias que manipulam alimentos, como é delicada essa questão sanitária? Com o ÁguaàLaser, o contato é zero. Mas outro importante ganho é a acessibilidade e inclusão social, já que idosos e pessoas com deficiência poderão utilizar a torneira com muito mais facilidade”, destaca o empreendedor. 

O ÁguaàLaser começou a ser comercializado em junho deste ano e já foram instaladas mais de 200 unidades em todo o Brasil. O empresário afirma que a Beloar, cuja fábrica fica em Belo Horizonte, tem capacidade de produção para atender a demanda de todo o país e, o melhor, com produtos e mão de obra 100% nacionais, o que ajuda a movimentar a economia em um momento tão delicado.

A Beloar desenvolveu quatro tipos de torneiras com sensor que se adaptam aos principais bebedouros do mercado: bebedouro industrial, bebedouro de pressão, bebedouro acessível e bebedouros de galão. Além disso, a empresa percebeu que poderia criar um adaptador universal para transformar torneiras comuns em torneira de sensor, visto que os produtos semelhantes do mercado são muito caros, de acordo com Muriel Ornela, que vende o dispositivo na loja on-line por menos de R$ 250.

Site da empresa: www.beloar.com.br

Encontre uma reportagem