É isso mesmo, mesmo com a rotina apertada, tenha momentos de relaxamento e tenha um hobby.
Você, assim como a maioria das pessoas estão inseridas em rotinas desgastantes, em casa ou no trabalho externo? Pois bem, leia e se desafie, mude um hábito!
Não é novidade que com a correria do dia a dia, durante os dias da semana, que obviamente são mais longos, não há um tempo destinado ao relaxamento e descontração.
Quando digo isso, a intenção não é a de estimular o ócio ou a inatividade, mas a de alertar acerca da importância de um tempo para desacelerar e, inclusive aumentar a produtividade, promover a saúde mental e física, o bom humor e a disposição.
É sabido que uma mente mais relaxada é capaz de produzir mais e manter o mesmo ritmo por mais tempo. Além disso, os outros benefícios são inúmeros, reduz a ansiedade e o estresse, minimiza a chance dos lapsos de memória e a probabilidade de desenvolver outros transtornos físicos e mentais. Ou seja, não tem malefícios! Quando proponho a mudança de pelo menos um hábito a fim de promover a saúde, levo em consideração que, possivelmente não seja possível mudar ou mesmo reduzir a carga horária trabalhada, e a proposta de fato não é essa, o que eu quero é que você consiga inserir na sua rotina de 5 a 10 minutinhos de relaxamento antes ou depois do seu horário de trabalho ou mesmo nos intervalos.
Sugiro que mesmo que no trabalho, respire lenta e profundamente, com o intuito de promover um relaxamento mental e abrir espaço para ações menos automáticas e mais conscientes. Inspire por 4 segundos e expire por 6 segundos e repita o processo quantas vezes forem necessárias e ressalto que não é necessário que esteja sozinho ou em um ambiente livre de ruídos, você pode praticar essa meditação em qualquer lugar, desde o foco esteja na sua respiração.
Ouça músicas relaxantes, seja grato, pratique a gratidão, tenha uma alimentação equilibrada, pratique exercício físico, organize sua rotina com auxílio de uma agenda, escolha períodos para se conectar com você mesmo, longe de redes sociais (Não que seja ruim, mas ocupa muito tempo em nossa rotina) e mude um hábito, escolha algo em sua rotina que pode ser melhorado, foque nisso e caso necessário, busque por ajuda!
Isis Costa
Psicóloga