É falsa a afirmação de um suposto mesário de Sete Lagoas, que diz que, na seção em que ele trabalhou, 240 pessoas votaram, e que na hora em que o boletim foi gerado apareceram 280 votos, nas eleições realizadas nesse domingo (2/10).
https://www.dailymotion.com/embed/video/x8e6h6d?autoplay=1O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) desmentiu a história e informou que 225 pessoas votaram naquela seção eleitoral e que o boletim da urna, assinado pelo próprio mesário que aparece no vídeo, aponta 225 votos.
A gravação, realizada por um homem que afirma ser caminhoneiro, apresenta dois mecânicos e diz que um deles atuou como mesário na seção 79, Zona Eleitoral 322, na cidade mineira.
No fim, eles pedem que o vídeo chegue ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia a nota do TRE-MG na íntegra:
“É falsa a mensagem que está circulando em um vídeo de um mesário de Sete Lagoas, da seção 79, Zona Eleitoral 322, em que ele afirma que ao longo da votação apareceram para votar 240 pessoas e que na hora da “apuração” apareceram 280. Segundo o vídeo, “mais 40 pessoas invisíveis” teriam aparecido. Menciona ainda que o fato teria sido relatado em ata na seção eleitoral.
Trata-se de desinformação pois na seção eleitoral votaram 225 pessoas e foram registrados exatamente 225 votos, como é possível verificar no boletim de urna, assinado pelo próprio mesário que aparece no vídeo. Na ata da seção eleitoral não há nenhuma referência ao que o mesário disse. O conteúdo será verificado pelas autoridades competentes.”
Fonte: EM. (foto: Antonio Augusto/secom/TSE)