Após um vídeo da advogada Flávia Moraes, vice-presidente da OAB Mulher de Uberlândia, atacando nordestinos, o presidente da OAB-MG pediu sua destituição do cargo nessa quarta-feira (5). A mulher se afastou da função.
Em vídeo que circula pelas redes sociais, a advogada aparece atacando nordestinos com ofensa xenofóbicas. As imagens começaram a circular após o resultado do primeiro turno. Lula (PT) ganhou com ampla vantagem no Nordeste.
‘Vive de migalhas’
Flávia aparece com bebidas na mão e vestida de verde e amarelo. Junto a duas amigas, ela dispara: “A todos aqueles brasileiros que a partir de hoje têm que ser muito inteligentes. Nós geramos empregos, nós pagamos impostos e sabe o que que a gente faz? A gente gasta o nosso dinheiro lá no Nordeste”.
“Não vamos fazer isso mais. Vamos gastar dinheiro com quem realmente precisa, com quem realmente merece. A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas”, continuou ao advogada, que aparece de verde e amarelo com duas amigas.
“Vamos gastar o nosso dinheiro aqui no Sudeste, ou no Sul ou fora do país, inclusive porque fica muito mais barato. Um brinde a gente que deixa de ser palhaço à partir de hoje”, completou Flávia Moraes.
Pediu pra ficar famosa, Flávia Moraes da OAB de Uberlândia. pic.twitter.com/FNGWTSYpMD
— Irlan Simões 🏴 (@IrlanSimoes) October 5, 2022
OAB Uberlândia se manifesta
Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), a OAB Uberlândia afirma que “tem caráter plural e apolítico e, em respeito a isto, não se manifesta sobre declarações de cunho pessoal de seus inscritos”.
“Neste sentido, a OAB Uberlândia reafirma que as declarações da advogada, então vice-presidente da Comissão Mulher Advogada da Subseção, não refletem o posicionamento da Instituição”.
A instituição confirma o pedido de afastamento da advogada.
Repúdio
Sérgio Leonardo, presidente da Ordem da Advogados do Brasil (OAB) de Minas Gerais, recomendou à subseção da OAB na cidade de Uberlândia, a destituição da advogada do cargo da instituição em Uberlândiia. Em vídeo, ele não poupou críticas à conduta de Flávia Moraes.
“Preconceito e discriminação não são tolerados na OAB de Minas Gerais. Recebi com perplexidade vídeo divulgado nas redes sociais, com a participação de uma advogada inscrita na subseção de Uberlândia, que exercia o cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada”, começou.
O presidente da OAB-MG afirmou ainda que “não há espaço para esse tipo de atitude” na instituição. “A manifestação feita pela colega é de cunho pessoal, que não reflete o posicionamento da entidade”.
“Na verdade, a OAB de Minas Gerais repudia, de forma veemente, as expressões utilizadas pela referida colega, que materializam preconceito e discriminação contra o povo nordestino. Caracterizam um tipo de xenofobia regional intolerável, inadmissível”, continuou o advogado.
Pedido de destituição
O advogado ainda recomenda à subseção de Uberlândia que, “independente da licença requerida pela colega, a destitua do cargo, porque ela não tem condições de participar desta gestão da OAB de Minas Gerais”.
“Além disso, eu informo à sociedade mineira, à sociedade brasileira e à advocacia que as providências cabíveis no âmbito ético-disciplinar serão tomadas. Aqui em Minas Gerais, nós atuamos pela inovação, pela inclusão e pelo avanço. Nós somos contra qualquer tipo de preconceito ou discriminação”, completou.
Nota da OAB Uberlândia
“A OAB Uberlândia tem caráter plural e apolítico e em respeito a isto, não se manifesta sobre declarações de cunho pessoal de seus inscritos.
Neste sentido, a OAB Uberlândia reafirma que as declarações da advogada, então vice-presidente da Comissão Mulher Advogada da Subseção, não refletem o posicionamento da Instituição.
A advogada apresentou pedido de licença do cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada para se dedicar pessoalmente sobre o assunto”.
O post Presidente da OAB-MG pede destituição de advogada que atacou nordestinos apareceu primeiro em BHAZ.