fbpx

Dia das Crianças: veja dicas de cuidados para evitar acidentes com brinquedos e eletrônicos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os pais que vão presentear os filhos com brinquedos eletrônicos e celulares no Dia das Crianças, celebrado nesta quinta-feira (12), devem ficar atentos e adotar alguns cuidados para evitar acidentes com esses produtos. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no primeiro semestre de 2023, 34 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos morreram em acidentes de origem elétrica. Os óbitos foram causados por choque elétrico (27), incêndios gerados por curto-circuito (6) e raio (1). Em Minas Gerais, foram registradas duas mortes. 

Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), João José Magalhães Soares, a cautela deve começar na escolha do presente. É preciso atenção, por exemplo, à faixa etária indicada e à voltagem do equipamento.

“É fundamental que os pais prefiram brinquedos e equipamentos que possuam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pois eles possuem manual de instruções em português com informações detalhadas de segurança, a garantia de checagem do órgão e inserção de forma clara da faixa etária para utilização”, afirma Soares, em nota.

A Cemig também recomenda atenção com celulares e tablets. É importante que as crianças não utilizem os dispositivos conectados na tomada.

“Esses equipamentos podem causar ocorrências graves, causando incêndios e até mesmo lesões por choques elétricos e pequenas explosões, que podem ser fatais. Por isso, eles nunca devem ser utilizados conectados na tomada”, diz Soares.

Os videogames também devem ser desligados em caso de chuvas por causa do risco de queima do aparelho por descargas atmosféricas. 

Veja outros cuidados indicados pela Cemig:

  • Usar protetores de tomada em toda a casa;
  • Eliminar fios desencapados das residências;
  • Evitar ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada utilizando “T” – o correto são as réguas de bornes ou réguas de tomadas com um fusível de proteção;
  • Utilizar extensões adequadas para os aparelhos eletrodomésticos;
  • Não usar equipamentos eletroeletrônicos em áreas molhadas;
  • Instalar um dispositivo diferencial residual, que protege contra o choque elétrico – a instalação deve ser feita por um eletricista.

Fonte: Globo Minas. Foto: Google, Pixel XL/ Unsplash

Encontre uma reportagem