Faltando apenas 10 dias para o final da eleição de 2022, os candidatos ao Palácio do Planalto já desembolsaram mais de R$ 17 milhões com o impulsionamento de suas propagandas eleitorais nas redes sociais.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi quem mais gastou até agora para divulgar seus comerciais e inserções nos celulares e computadores dos eleitores brasileiros desde o início da campanha. De acordo com os dados repassados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até quarta-feira (19), o petista desembolsou R$ 10.432.177,72 com anúncios via Google.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou até agora quase R$ 2 milhões para divulgar suas propagandas: R$ 1.406.000,00 com impulsionamentos no Facebook e R$ 90.895,20 com impulsionamentos no Facebook.
Entre os concorrentes que disputaram o primeiro turno da eleição e não foram para a segunda etapa da eleição, Ciro Gomes (PDT) foi o que mais gastou com impulsionamento de sua campanha nas redes. O ex-governador do Ceará gastou mais de R$ 4,5 milhões, sendo R$ 3.335.177,23 com Google e mais R$ 1.223.530,00 com Facebook.
Já a senadora Simone Tebet (MDB), quarta quem mais gastou com as empresas donas das redes sociais, desembolsou R$ 1.939.000,00 com o Facebook e mais R$ 841 mil com divulgação no Google.
Entre os 11 candidatos ao Palácio do Planalto na eleição de 2022 apenas três não apostaram nos impulsionamentos das redes sociais para turbinar suas propagandas: Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB).
Veja a lista de quanto cada candidato gasto até agora com anúncios no Google e no Facebook:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – R$ 10.432.177,72
- Ciro Gomes (PDT) – R$ 4.558.707, 23
- Simone Tebet (MDB) – R$ 2.780.000,00
- Jair Bolsonaro (PL) – R$ 1.496.895,20
- Soraya Thronicke (União Brasil) – R$ 207.845,00
- Felipe Dávia (Novo) – R$ 100.000,00
- Vera Lúcia (PSTU) – R$ 20.000,00
- Constituinte Eymael (DC) – R$ 3.000,00
- Pablo Marçal – R$ 45.000,00*
*Teve candidatura indeferida pelo TSE
Fonte: Itatiaia.