fbpx
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Contato

Minas Gerais é o estado com maior número de denúncias de assédio eleitoral do país; veja ranking

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais é o estado com o maior número de denúncias de assédio eleitoral do país: a nove dias do segundo turno das eleições, o Ministério Público do Trabalho (MPT) já contabiliza 295 registros. O segundo estado com mais denúncias é o Paraná (123), seguido por Santa Catarina (113) (veja ranking abaixo).

Nesta sexta-feira (21), representantes do MPT, do Ministério Público Federal (MPT) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se reuniram com sindicatos de trabalhadores para discutir o assunto.

“A liberdade do eleitor é uma conquista que a gente imaginava que só evoluiria, e nós estamos assistindo nos últimos dias a uma involução, a volta de alguns meios de captação de votos que marcaram o tempo do coronelismo (…) Agora, a gente vê uma nova versão: essa mesma forma de coação pela possibilidade de fechamento de empresas, perda de trabalho, em alguns casos até com promessas de vantagens no âmbito da relação de trabalho”, afirmou o promotor de Justiça e coordenador eleitoral do MPMG, Edson de Resende Castro.

Veja ranking com o número de denúncias por estado

EstadoRegistros
Minas Gerais295
Paraná123
Santa Catarina113
São Paulo 91
Rio Grande do Sul85
Paraíba40
Tocantins38
Mato Grosso37
Rio de Janeiro37
Alagoas36
Goiás35
Espírito Santo24
Distrito Federal22
Rio Grande do Norte21
Pernambuco20
Ceará19
Piauí18
Sergipe16
Pará14
Bahia9
Maranhão8
Mato Grosso do Sul7
Acre1
Amapá1
Amazonas1
Rondônia1
Roraima0

Assédio eleitoral é qualquer coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento com o objetivo de influenciar ou manipular o voto de trabalhadores.

Fonte e foto: Globo Minas .

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.