O Observatório das Plataformas Digitais (OPD), programa de extensão da UFMG, vinculado ao grupo Continente, do Instituto de Geociências (ICG), vai traçar o perfil e as condições de trabalho dos motoristas de aplicativo na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para isso, os interessados deverão preencher um questionário on-line.
De acordo com o projeto, as empresas de transporte por aplicativos chegaram na capital mineira em 2014, e, desde então, têm feito mudanças concretas nas formas de regulação, organização e uso do território.
“Esse projeto, portanto, vai ao encontro da necessidade de desenvolver uma metodologia científica para conhecer o perfil desses novos trabalhadores, tomando a região de Belo Horizonte como universo estático e socioespacial das situações concretas de trabalho desses novos agentes sociais”, afirmam os responsáveis pela iniciativa.
Além disso, os entrevistadores são alunos da UFMG devidamente identificados, e a pesquisa é financiada por instituições públicas. Por isso, o estudo não tem interesses comerciais ou ligações com empresas privadas.
Segundo o grupo de estudos, os dados dos motoristas de aplicativo são anônimos, protegidos por legislação específica e não serão compartilhados com terceiros. Os interessados podem acessar o site da OPD ou mandar um e-mail para [email protected].