O número de casos de gripe tem se aproximado do número de pessoas com a Covid-19, informa o novo Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado nesta na semana passada.
De acordo com o levantamento da Fundação Oswaldo Cruz, pacientes com o vírus influenza A representaram 24,6% de todos casos positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas, contra os 26,4% de pacientes com o Sars-CoV-2 (Covid-19), que apresentou queda no mesmo período. Publicidade
Referente à Semana Epidemiológica (SE) 42, de 16 a 22 de outubro, o Boletim tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 24 de outubro.
O maior volume absoluto de positivos para influenza nas últimas semanas foi registrado no estado de São Paulo e no Distrito Federal, o que serve de alerta para os outros estados, devido à importância de ambos no fluxo interestadual de passageiros. Publicidade
O boletim da Fiocruz destaca que há um ligeiro aumento na presença desse vírus na Bahia, em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. Entre os casos de influenza A com subtipagem, há predomínio para o H3N2, tal como observado ao final de 2021.
A curva nacional apontando para o patamar mais baixo desde o início da epidemia de Covid-19 no Brasil, a análise mostra crescimento moderado nas tendências de longo e curto prazo. Esse dado é concentrado fundamentalmente na faixa etária de 0 a 4 anos.
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de:
- 24,6% para influenza A;
- 0,6% para influenza B;
- 21,7% para Vírus Sincicial Respiratório (VSR);
- e 26,4% para Sars-CoV-2 (Covid-19).
Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de:
- 11,1% para influenza A;
- 0,0% para influenza B;
- 1,6% para VSR;
- e 77,8% Sars-CoV-2 (Covid-19).