fbpx

Parar de fumar antes dos 35 anos reduz risco de morte, diz estudo 

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um estudo da Associação Médica Americana mostra que pessoas que param de fumar antes dos 35 anos apresentam taxa de mortalidade similar a de pessoas que não fumaram depois de um período longe do cigarro. O estudo foi publicado no Journal of the American Medical Association (Jama).

As pessoas com mais idade que param de fumar têm benefícios, mas sua taxa de mortalidade é mais alta do que a dos que pararam antes dos 35. De acordo com o estudo, “os fumantes que deixam o cigarro entre 35 e 44 anos têm taxa de mortalidade 21% maior do que os que nunca fumaram. As pessoas que largaram o tabaco entre os 45 e os 54 anos têm taxa de mortalidade 47% maior do que a dos que nunca fumaram”.

Os fumantes brancos de origem não hispânica apresentam as mais altas taxas de mortalidade, até três vezes mais alta do que a de pessoas que nunca fumaram. Fumantes não brancos, de origem hispânica ou não, têm uma taxa de mortalidade levemente mais baixa, duas vezes a de não fumantes.

Segundo o estudo, quanto antes o indivíduo parar de fumar menor o risco de morte prematura, especialmente para os mais jovens. A pesquisa levantou dados de mais de 550 mil adultos entre 25 e 84 anos fumantes e pessoas que nunca fumaram, que responderam questionários entre janeiro de 1997 e dezembro de 2018.

Encontre uma reportagem