A hipertensão arterial sistêmica é quando o sangue faz uma pressão maior nos vasos sanguíneos. Alguns hábitos estão relacionados ao risco de desenvolver a hipertensão arterial tais como o fumo, sedentarismo, alimentação inadequada, ingestão de alguns alimentos ricos em sódio (SAL) e bebidas alcoólicas.
No Brasil, cerca de 35% da população acima de 40 anos e cerca de 65% dos idosos têm hipertensão arterial. É importante destacar o aparecimento cada vez mais precoce em crianças e adolescentes.
Vale ressaltar que a hipertensão arterial é a causa de cerca de 40% das mortes por acidente vascular cerebral e quando combinada com o diabetes mellitus é responsável por cerca de 50% dos casos de insuficiência renal terminal. Além destas, a hipertensão está diretamente relacionada a várias outras causas de morte.
Desta forma, é importante que saibamos quais alimentos devem ser consumidos com moderação para prevenir a hipertensão arterial. São eles:
– Molhos e temperos: Temperos prontos, sopas desidratadas, enlatados, catchup, mostarda, caldos de galinha concentrados, amaciantes de carne, molho de tomate industrializado.
– Gorduras e óleos: Bacon, banha de porco, maionese, margarina e manteiga com sal.
– Carnes processadas: Presunto gordo, apresuntado, salame, mortadela, lombinho, sardinha e atum em lata e defumados.
– Queijos gordos: Queijos amarelos e curados (parmesão, provolone, prato, cheddar, mussarela, etc…).
– Vegetais enlatados ou industrializados: Milho, ervilhas, picles, azeitonas, cogumelos, aspargos, palmitos e outras processadas.
– Pães, bolos e biscoitos industrializados: Biscoito água e sal, salgadinhos de lanchonete e industrializados, biscoitos de polvilho…
Evite também:
– Produtos industrializados contendo sódio: bicarbonato de sódio, fosfato de sódio, glutamato monossódico, hidróxido de sódio, ciclamato de sódio e sacarina sódica;
– Estimulantes: café, chá preto, chá mate, guaraná natural, refrigerantes à base de cola (principalmente os dietéticos), capuccino;
– Antiácido e laxantes sem prescrição médica;
– Alimentos dietéticos em excesso.
– Alimentos industrializados contêm muito sódio e cloreto de sódio, então prefira os alimentos naturais;
Você pode substituir o sal comum pelo sal de ervas. Desta forma você reduz o consumo de sal e aumenta o sabor das preparações.
Ingredientes:
– 2 colheres de sopa de tomilho seco, alecrim ou coentro;
– 2 colheres de sopa de orégano desidratado;
– 2 colheres de sopa de manjericão desidratado;
– 2 colheres de sopa de salsa desidratada;
– 2 colheres de sopa de cebolinha desidratada;
– 4 colheres de sopa de sal comum ou o de sua preferência.
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Guarde em um pote de vidro. Utilize no lugar do sal comum e bom apetite!
Continuem me enviando temas para as próximas postagens: 31 98872-3586
Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351