Um novo golpe está acontecendo em várias regiões do Brasil. Estelionatários estão abordando clientes, especialmente idosos, em estacionamentos de supermercados e shoppings, se passando por vendedores de panelas de luxo.
Os suspeitos vendem o material, informando que as panelas seriam, supostamente, de alguma marca reconhecida como utensílios de alto padrão e durabilidade. Os vendedores, na maioria das vezes, são extremamente persuasivos e dizem que as panelas são revestidas por aço. Após um longo processo de negociação, as vítimas acabam comprando o jogo de panelas, inclusive com pagamento em cartão.
Os “vendedores” oferecem cinco panelas, ofertando descontos até chegar a um preço razoável, possibilitando a vítima de adquirir o produto. Os compradores só percebem que se trata de produto falsificado, quando testam as panelas em suas residências.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) orienta que a vítima registre o fato na unidade policial mais próxima à residência. Reforça ainda que o crime de estelionato é de ação penal pública condicionada à representação da vítima, o que significa dizer que, para o andamento da investigação, é necessário fazer representação no momento do registro da ocorrência.