Se você faz parte do grupo de pessoas que tem recebido, nos últimos dias, algumas mensagens com links, solicitando que você recupere sua conta do Instagram, esteja ciente de que isso, provavelmente, é uma mentira.
Não é de hoje que os cibercriminosos estão desenvolvendo diversos métodos para conseguir enganar as pessoas por meio da internet, seja enviando links, que é o caso do tema central deste artigo, ou criando lojas falsas para roubar dinheiro de muitas pessoas . Por essa razão, é bom estar sempre atento.
No que se refere ao golpe que muitos usuários do Instagram estão sofrendo, ele envolve resolver um “problema” ao acessar seu perfil. O indivíduo é notificado por meio de uma mensagem, a qual alega que está acontecendo algo com sua conta.
A imagem parece ser amigável para ajudar o indivíduo a resolver o problema em questão, dizendo para clicar em um determinado link, mas, na verdade, isso não passa de um golpe.
Os especialistas ainda não estão cientes sobre quando tudo isso começou, mas acredita-se que venha acontecendo desde o mês de agosto de 2020. E, graças à Trend Micro, um alerta foi feito avisando que o golpe ainda está em ação.
Um dos problemas com links é que eles podem acabar enviando o usuário para qualquer tipo de site, principalmente aqueles onde se faz o login com a senha, fornecendo acesso livre para os criminosos. O único meio viável para impedir que situações como essas ocorram é evitar clicar em links aleatórios que enviam para você.
Não caia em golpes
Assim como mencionado há pouco, uma das formas de não ficar à mercê destes golpes é nunca clicar em links aleatórios que são enviados para suas redes sociais.
Contudo, essa não é a única dica. Normalmente, o criminoso em questão irá desenvolver uma conta e começar a seguir o seu perfil, a fim de criar alguma confiança, até que consiga persuadi-lo a enviar seus dados e informações pessoais.
Por essa razão, se alguém solicitar uma ajuda com uma quantia em dinheiro no Instagram, fique atento, pois pode ser apenas um golpe, a fim de roubar suas informações pessoais.
Opte por falar diretamente com a pessoa que está solicitando ajuda, caso seja um conhecido ou amigo seu. Mas, evite ao máximo contato por meios tecnológicos, até ter a certeza de quem está falando com você.