De criança desinibida a adolescente tímido. O mineiro Isaías Ferreira da Silva, de 22 anos, só voltou a ficar “pra frente” depois que começou a gravar vídeos de humor na internet. Satirizando situações do cotidiano, ficou famoso e hoje acumula mais de 5 milhões seguidores nas redes sociais.
“Quando pequeno era falante e amava contar piadas, enchia o saco dos familiares, de tanta piadinha que eu contava. Na adolescência, sozinho, ficava mais tímido, criava coragem só quando estava perto dos amigos. Os vídeos me ajudaram a vencer isso”, contou Isaías.
Os vídeos de humor, gravados e editados por ele mesmo, na casa onde mora, em Sete Lagoas, rendem boas risadas e, muitos deles, mais de 700 mil curtidas.
Quem vê Isaías “bombando” hoje nem imagina que o ano passado foi “provação da fé”: “Ano passado foi muito difícil, nada emplacava, ganhava seguidores e perdia mais ainda. Nem sei explicar, achei que não ia dar certo.”
Mas deu. Por um lado, um 2020 tumultuado com a pandemia. Por outro, ambiente propício, com mais pessoas em casa e on-line, “precisando rir e distrair”. Foi aí que o perfil do jovem humorista começou a deslanchar.
“Entrou 2020 e eu pensei: ‘Este será meu ano’. Mas aí veio pandemia… Mesmo assim, comecei a postar cerca de oito vídeos por dia e, graças a Deus, deu muito certo”.
Isaías disse que tira do cotidiano as ideias para criar os vídeos. Seja no momento de guardar compras para a mãe, experiências de amigos ou dos cultos evangélicos que participava com a família quando era criança. Um destes vídeos, satirizando uma reunião na igreja, chegou a quase 800 mil curtidas.
O jovem que, antes de ficar famoso na internet, pensou em ser “engenheiro de artista”, não imaginava que, além de humorista, faria papel de psicólogo – pelo menos durante as manhãs.
O quadro “Isaías aconselha” virou um sucesso no perfil do humorista. Toda manhã, ele abre as “caixinhas de perguntas” e seus seguidores podem mandar mensagens pedindo dicas e aconselhamentos.
“Tudo é respondido na hora. Bato o olho na pergunta e já gravo. Gosto dessa espontaneidade. Tem perguntas sobre relacionamentos e até se eu coloco arroz em cima ou ao lado do feijão”, contou.
Dinheiro para ajudar a família
Isaías já é reconhecido na cidade onde mora. Ele contou que, mesmo usando máscara, boné e óculos escuro, as pessoas cumprimentam ele e pedem foto. “Agora não posso sair de casa de qualquer jeito não, tem que ser mais arrumadinho. Povo até para minha mãe para falar de mim”, contou.
O jovem disse que um grupo de meninas descobriu onde ele mora e foi até lá.
“Eu levei um susto, minha mãe até falou que eu não estava em casa, mas elas não arrastaram o pé, fiquei sem graça e fui lá conversar com elas. Engraçado demais isso”, disse ele.
A criança que decorava piadas para contar para a família cresceu e hoje consegue pagar as próprias contas e ajudar financeiramente a família, com o dinheiro que ganha dos vídeos e das publicidades que faz.
O jovem preferiu não divulgar valores que recebe.