fbpx

Nível de reservatórios que abastecem a RMBH é o melhor de dezembro nos últimos três anos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Duzentos e trinta e oito milhões de metros cúbicos. Esse é o volume dos reservatórios que fazem parte do Sistema Paraopeba, a caixa d’agua que abastece as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

É o melhor registro de uma primeira quinzena de dezembro nos últimos três anos.

Em 2020, o volume disponível era de 211 milhões de metros cúbicos. Em 2021, saltou para 226 milhões. Até o dia 14 de dezembro deste ano, na comparação dos dados da Copasa, o aumento foi de 12 milhões de metros cúbicos em relação ao ano passado e de 17 milhões em relação ao ano retrasado.

“Estamos vindo de dois anos em que as chuvas estão vindo com um volume maior e as vezes até acima da média histórica. É isso que contribui para o aumento dos nossos reservatórios e dá um fôlego principalmente para o período mais seco do ano, entre março e setembro”, disse o Superintendente da Unidade Metropolitana da Copasa, Sérgio Neves.

O Sistema Paraopeba é formado por três grandes represas. A Rio Manso, em Brumadinho, a represa Serra Azul, localizada em Juatuba e a Várzea das Flores, que fica no limite das cidades de Contagem e Betim. Ao todo, de acordo com a Copasa, 3,5 milhões de pessoas são abastecidas com a água desse sistema. 

Veja o nível de cada reservatório em 14 de dezembro:

  • Represa Rio Manso – 87,5%
  • Represa Serra Azul – 95,2%
  • Represa Várzea das Flores – 62%
  • Sistema Paraopeba – 86,3%

Fonte: Globo minas.

Encontre uma reportagem