Dois novos óbitos foram confirmados nas últimas 24 horas, além de mais um óbito suspeito, em Sete Lagoas. As informações foram divulgadas através do boletim epidemiológico desta quarta-feira (30). Os dois óbitos confirmados ocorreram hoje pela manhã, um homem de 53 anos que estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças e uma mulher de 64 anos que estava internada no Municipal. Já o óbito suspeito, também ocorrido hoje, foi de um homem de 70 anos, no Nossa Senhora das Graças.
De ontem para hoje foram registrados 102 novos casos positivos, 50 mulheres e 52 homens, elevando o total de contaminados a 6.198 desde o início da pandemia. Entre eles, são 88 óbitos, 24 hospitalizados, 256 pessoas em isolamento domiciliar e 5.830 já curados, além de três óbitos suspeitos aguardando a confirmação por exames.
Hospitalizados
Ao todo, são 60 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias, sendo 35 em enfermaria e 25 em UTI. Destes, 31 já testaram positivo para Covid, dos quais 24 são de Sete Lagoas, dois são de Cordisburgo, dois de Caetanópolis, e os demais de Abaeté, Cachoeira da Prata e Paraopeba. Três internados tiveram resultado negativo e 26 aguardam resultado de exame.
São 22 internações no Hospital Municipal (13 delas em UTI), no Hospital Nossa Senhora das Graças são 13 internações, sendo 11 em enfermaria, uma em UTI e uma em pediatria do SUS. Há ainda dez internações no Hospital da Unimed, seis delas em UTI, e 15 na UPA, cinco delas em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS e da rede particular na cidade hoje está em 55,5%.
Dos 25 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, são 17 por pacientes de Sete Lagoas, dois são de Caetanópolis, dois de Paraopeba, dois de Cordisburgo, um de Abaeté e um de Capim Branco. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas está hoje em 45%.
Minas Consciente
O Comitê Extraordinário Covid-19, do Governo de Minas, definiu nesta quarta-feira, 30, que as regiões Oeste de Minas e Centro – da qual Sete Lagoas faz parte – voltem para a onda vermelha do Minas Consciente. Assim como as regiões Centro e Oeste, também estão nesta onda vermelha: Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste e Centro-Sul.
A onda vermelha permite apenas o funcionamento de serviços como farmácias, supermercados, padarias, bancos, lanchonetes, lojas de conveniência, Bares e restaurantes (somente para delivery ou retirada no balcão), açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, serviços de ambulantes de alimentação, lavanderias, pet shop, vigilância e segurança privada, serviços de reparo e manutenção, lojas de informática e aparelhos de comunicação, hotéis, construção civil, comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
Em decorrência do crescimento de casos de contaminação pela covid-19 no estado, o govenador Romeu Zema assinou decreto que prorroga por seis meses o Estado de Calamidade Pública, devendo durar até 30 de junho do próximo ano. As mudanças são válidas por uma semana. O Município aguarda a publicação da deliberação no Diário Oficial do Estado para atualizar os protocolos sanitários locais.