fbpx

Pela primeira vez em 150 anos, tradicionais grupos de Folia de Reis não saem às ruas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Pela primeira vez em 150 anos, os grupos de Folia de Reis e Folia de São Sebastião não saíram às ruas do Distrito de Mocambeiro, em Matozinhos, por causa da pandemia de Covid-19. Além de contar com membros idosos e, portanto, do grupo de risco, a atual situação proíbe aglomerações para evitar a transmissão do coronavírus.

Tradicionalmente, entre o final de dezembro até o início de janeiro, diversas companhias passam pelas casas dos devotos celebrando a chegada do menino Jesus, que recebeu a visita dos três reis magos.

“Comemoramos no dia 25 de dezembro de 2020, 150 anos da nossa Folia de Reis, e seria uma data comemorativa para nós. Foi fundada em 1870 e nunca havia deixado de acontecer. Ficamos tristes, mas é preciso entender que não é o momento. Respeitamos às regras da igreja e não realizamos”, contou o Presidente da Folia de Reis, Geraldo Rodrigues, conhecido popularmente como Lado.

Segundo o presidente da Federação das Companhias de Reis de Minas Gerais, Aguinaldo Bernardes, não poder realizar as apresentações e nem rezar nas casas dos devotos é algo triste, mas é necessário. “Estamos tristes com essa doença, mas estamos em oração e pedindo a Santos Reis para que essa pandemia vá embora para continuarmos as nossas vidas normais”, afirmou.

Nesta quarta-feira, dia 6 de janeiro, também seriam realizadas festas para celebrar o Dia de Santos Reis. Porém, para evitar aglomerações, não acontecerá.

Encontre uma reportagem