fbpx

Brasil só vai estar protegido da covid-19 quando vacinar 80% da população, diz virologista

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Brasil só vai ter segurança e proteção quando a vacina contra a covid-19, que ainda não tem data para começar no Brasil, atingir pelo menos 80% da população. Essa é a avaliação do presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio Fonseca, que acredita que esse percentual só deve ser atingido no segundo semestre. 

Ainda não há uma data para o início da vacinação. Assim que tiver início, a imunização vai ocorrer em etapas, que vão ser definidas por faixa etária de risco e profissionais de saúde até atingir a maior parte da população.  

Enquanto isso, a saída é manter todos os cuidados sanitários para evitar o contágio da doença. O uso de máscaras, a utilização de álcool em gel e a realização do distanciamento social são medidas importantes na luta contra o vírus. 

O virologista explica o que é essa imunidade de rebanho, considerada a premissa essencial para reduzir de forma drástica a disseminação do vírus. “A imunidade de rebanho é a premissa básica de uma vacina. Vou dar um exemplo fácil. Há uma sala com 5 pessoas. Dessas cinco pessoas, quatro foram vacinadas e uma não. As quatro pessoas que são vacinadas e não podem ser infectadas faz com que o vírus não consiga circular naquela pequena população de cinco pessoas”, explica.

O especialista lembra que não há nenhuma outra ação melhor que a vacinação no combate de um vírus. “Por isso a vacina é um pacto social contra uma infecção. É uma ação muito eficiente. Não tem nenhuma outra ação de saúde pública tão eficiente no mundo”, esclarece. 

Com informações: Itatiaia.

Encontre uma reportagem