fbpx

Cuidados necessários durante o período de férias escolares para garantir a segurança das crianças

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Durante as férias escolares, é importante que os pais e responsáveis redobrem a atenção para garantir a segurança dos seus filhos. João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, recomenda tomar algumas medidas de precaução, como não utilizar equipamentos eletrônicos enquanto eles estiverem sendo carregados, pois isso pode causar incêndios, choques elétricos e até mesmo explosões.

Além disso, em caso de chuva, é importante desligar os videogames para evitar o risco de queima do aparelho em caso de descarga atmosférica.

Ao escolher brinquedos, os pais devem verificar se eles possuem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante que o produto passou por avaliações de segurança. É importante também usar protetores de tomada em toda a casa e evitar sobrecarregar os benjamins.

Para proteger as crianças e animais contra o choque elétrico, o especialista recomenda instalar um dispositivo diferencial residual, que é obrigatório por lei desde 1997 e pode ser facilmente instalado por um eletricista.

Confira dicas de segurança:

  • Fique atento às tomadas sem proteção;
  • A utilização por parte das crianças de equipamentos elétricos como micro-ondas e outros aparelhos de cozinha não são recomendados, a não ser sob supervisão de um adulto;
  • Descarte fios desencapados das residências;
  • Não ligue muitos aparelhos em uma mesma tomada utilizando benjamins ou “Ts”. O correto são as réguas de bornes ou réguas de tomadas com um fusível de proteção, todos facilmente encontrados em lojas de material elétrico;
  • Use extensões adequadas para os aparelhos eletrodomésticos, respeitando a tensão nominal e capacidade de cada um;
  • Não utilize equipamentos eletroeletrônicos em áreas molhadas, como banheiros, saunas e piscinas;

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado no telefone 193. Para falar com a Cemig ligue 116.

Foto: Pixabay

Encontre uma reportagem