O e-commerce no Brasil faturou R$2,8 bilhões durante o Natal de 2022, um aumento de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número total de pedidos também aumentou em 1,5%, chegando a 5.970.296 em 2022 em comparação com os 5.884.708 de 2021. No entanto, de acordo com um estudo da ClearSale, empresa especializada em prevenção de riscos, houve uma queda de 22,8% nas tentativas de fraude durante o Natal de 2022, passando de 119,8 milhões no mesmo período do ano anterior para 92 milhões. Isso significa que foi evitado um prejuízo de R$98 milhões em fraudes de 12 a 25 de dezembro.
As categorias que mais sofreram tentativas de fraudes em 2022 foram bebidas (5,24%), automotivo (5,07%), eletrônicos (4,50%), ar-condicionado (3,32%) e outros (3,28%). Em 2021, as categorias mais afetadas foram eletrônicos (7,43%), celulares (6,56%), automotivo (5,20%), bebidas (4,75%) e eletrodomésticos (4,72%).
Segundo o Head de Estratégia de Mercado da ClearSale, Marcelo Queiroz, a queda nas fraudes mostra que os varejistas online estão preocupados não só com a experiência de compra do consumidor, mas também com a segurança dessas transações. Ele também observou que os criminosos costumam agir mais frequentemente às terças e quartas-feiras, que são também os dias em que os consumidores gastam mais.