A família e amigos de João Carlos Arrais de Brito, de 15 anos, estão promovendo uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar a custear o tratamento do jovem, que sofre de quadriparesia espática secundária à PCR (parada cardiorrespiratória) com lesão cerebral por hipóxia após uma cirurgia cardíaca em 2019. Como resultado, João precisa de ajuda para se locomover, realizar suas atividades diárias e se sentar em uma cadeira adaptada, além de depender de outros para realizar transferências. Ele também usa um andador para curtas distâncias e busca autonomia para usar uma cadeira de rodas.
João foi avaliado por um fisioterapeuta pediátrico especializado, e relatou principalmente dificuldades de independência na realização de tarefas cotidianas e marcha. Ele frequenta a escola e tem uma professora de apoio em sala de aula. João tem boa relação com a família, amigos e terapeutas, e apresenta boa alimentação e sono. Ele é capaz de passar de deitado para sentado e rolar para os dois lados, mas não consegue falar e ficar de pé sem ajuda.
A conduta fisioterapêutica será estabelecida com base nas necessidades do paciente, buscando a melhoria do quadro motor global, habilidades de marcha e funções dos MMSS. Por isso, João precisará de pelo menos três consultas semanais com fisioterapeuta e planos trimestrais intensivos com uso de veste therasuit (nos meses de março, junho, setembro e novembro de 2023) sem previsão de alta.
O tratamento inteiro custa R$ 81.920,00/ano e inclui terapias mensais, fisioterapia semanal, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicóloga e terapias trimestrais intensivas, e uso de veste.
COMO AJUDAR
Para arrecadar essa quantia, a família está organizando eventos para arrecadar fundos, incluindo um bingo no dia 12 de fevereiro, a partir das 14h30, na quadra do Condomínio Retiro das Garças.
Quem quiser ajudar, pode fazer doações para o PIX 31 998230078 (Elizabeth Brito).