O Itaú enviou um comunicado por e-mail aos correntistas, nesta quinta-feira (12), alertando sobre uma nova modalidade de crime na praça: o “golpe do brinde”.
O primeiro passo dos criminosos é entrar em contato com a vítima por telefone ou WhatsApp para informar que ela vai receber um presente, como flores, cosméticos, entre outros produtos. Em seguida, informam que não podem deixar o brinde na portaria e precisam que a pessoa receba pessoalmente e agendam um horário para a entrega.
Segundo o banco, os fraudadores vão até a casa do cliente e se apresentam como entregadores. Para supostamente “confirmar” a entrega e o recebimento do produto, o criminoso pede para tirar uma foto da vítima com o telefone celular dele e solicita o número do CPF da pessoa.
Com os dados e a foto da vítima, os criminosos conseguem usar a biometria facial dela para pedir empréstimos e solicitar outros serviços bancários. Para evitar cair no golpe do brinde, o Itaú orienta os clientes a nunca tirar uma foto selfie por solicitação dos entregadores, sob este argumento de que a entrega do produto foi feita.
Outro alerta do Itaú é que os falsos entregadores podem colocar uma fita isolante no celular que tira a selfie, com o objetivo do cliente não perceber a mensagem de contratação de financiamentos na tela da biometria. Geralmente, os golpistas já estão com o aplicativo do banco aberto no telefone deles, nessa hora da foto.
Se mesmo assim, a pessoa for vítima do golpe, o Itaú pede que ela entre em contato com a central de atendimento pelo aplicativo do banco, pelo site ou pelos telefones:
– 4004-4828 para quem mora em capitais e regiões metropolitanas;
– 0800-970-4828 para quem mora nas demais localidades;
– 55 (11) 4004-4828 para quem mora no exterior.
Fonte: O Tempo.