No período das férias escolares e com a aproximação do Carnaval, o segmento de locação de imóveis por temporada começa a sentir o aquecimento da demanda turística, que é tradicional nesta época do ano. De acordo com dados Google Trends, as buscas cresceram 140% neste mês e tendem a aumentar ainda mais. Em Belo Horizonte, não é diferente e especialistas preveem mais crescimento por causa do Carnaval.
As altas temperaturas são um grande motor para o setor, um dos mais afetados durante a pandemia da Covid-19. Apesar de não ter praia, Belo Horizonte também consegue aproveitar a alta demanda desta época do ano e as expectativas estão concentradas no Carnaval, que, em 2023, promete ser o maior da história do município. “Temos uma demanda reprimida. Normalmente, um produto bom, com boa localização, tem até fila de espera”, destaca Felipe Porto, da Capri Netimóveis.
A localização é determinante na locação por temporada e a região Centro-Sul de Belo Horizonte, segundo Porto, é uma das mais procuradas pelos turistas. “Outros bairros também têm procura, mas a maior demanda é sempre pela região Centro-Sul. São áreas mais nobres em que o turista tem acesso a maior infraestrutura e dispensa o uso de automóvel”, revela.
Os bairros Lourdes, Funcionários e Belvedere estão no topo da lista. “São locais que têm âncoras muito grandes, como os shopping centers, além de praças, aconchegantes para passeio”, aponta o diretor da Capri Netimóveis. Ele alerta, no entanto, que quem pretende alugar um imóvel neste ano deve pesquisar e se preparar para não pagar mais caro no valor da diária. “Tudo subiu. As diárias também aumentaram, sendo corrigidas pela inflação”, destaca.