O verão que é sinônimo de praia para os humanos, pode ser motivo de sofrimento para os animais de estimação.
O calor é sentido por todos, inclusive pelos pets. Os mais comuns, cães e gatos, precisam de cuidados específicos durante o verão, especialmente nos passeios realizados com os tutores.
O veterinário Marcus Braun explica que esses animais podem queimar as patas no asfalto caso as temperaturas estejam muito elevadas.
“Ninguém anda num sol de meio-dia descalço, ou no asfalto, cimento ou algo do tipo, porque vai queimar o pé. A mesma coisa deve ser para eles”, explicou o veterinário.
Além de queimaduras, outra complicação que cães e gatos podem ter em dias de muito calor é a hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal.
Segundo o veterinário, como os animais andam com o peito mais próximo ao solo, a hipertermia pode acontecer com facilidade nos pets, principalmente nos cães.
A condição pode causar fraquezas, convulsões, câncer de pele e até a morte.
Para evitar a hipertermia, segundo o veterinário, o ideal é programar passeios em horários com temperaturas mais amenas.
Outros cuidados também são praticados dentro de casa, como a água fresca, e, às vezes, até com uma pedra de gelo, petiscos que saíram direto da geladeira e tapete térmico.
Fonte e foto: TV Globo.