O município de Pedro Leopoldo comemora nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro, seus 99 anos de emancipação política. Confira a história da cidade.
O município tem sua origem na agropecuária, de cunho relevante, ao lado da atividade industrial representada pela Fábrica de Tecidos Cachoeira Grande, que teve sua construção iniciada em 1981, sob a responsabilidade do Comendador Antônio Alves Ferreira da Silva, fazendeiro e cidadão de apurado senso empreendedor.
A produção têxtil teve início em 1985. Um potencial energético da cachoeira das Três Moças propiciou o surgimento de uma usina hidrelétrica para alimentar a fábrica de tecidos.
Em 17 de julho de 1901, foi criado o distrito com aproximadamente 1000 habitantes, pertencendo ao município de Santa Luzia. Logo depois, recebeu o nome de Pedro Leopoldo, em homenagem ao sergipano, responsável pelo prolongamento da linha da então Estrada de Ferro Central do Brasil.
Em 7 de setembro de 1923, a lei estadual nº 843, determinou a criação do município de Pedro Leopoldo. Sua instalação ocorreu em 27 de janeiro de 1924, tendo, consequentemente, Pedro Leopoldo emancipando-se do Município de Santa Luzia.
O município tem hoje como principal atividade, extração e transformação do calcário (cimento) e outras industrias afins que constituem sólida base de sustentação econômico-financeira. Sua origem agropecuária é mantida, detendo significativa parcela na produção de leite e sua industrialização.Privilegiada pela natureza, a cidade de Pedro Leopoldo é dotada de raríssimas belezas naturais, com inscrições rupestres milenares de importante representação cientifica, além disso, possui a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde se pode contemplar as obras do mestre Antônio Francisco Lisboa (Rua Aleijadinho).
Foto: reprodução/Site da Prefeitura.