Shopping restringe entrada de adolescentes desacompanhados

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O ItaúPower Shopping, que fica em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, está restringindo neste sábado (4) a entrada de adolescentes que não estão acompanhados dos responsáveis. O flagra foi enviado para a reportagem de O TEMPO e o shopping ainda não se manifestou, justificando a decisão. 

No dia 7 de janeiro, lojistas do ItaúPower Shopping baixaram as portas às pressas, e os clientes ficaram atordoados com um boato de que estaria acontecendo um “arrastão”. Se tratava, na verdade, de um rolezinho. No dia da ocorrência, o ItaúPower informou à reportagem de O TEMPO que a Polícia Militar teria sido acionada porque foi observada uma “movimentação de grupo de jovens dentro do mall com intuito de causar tumulto”. Entretanto, nenhuma ocorrência foi relatada pela Polícia Militar. 

Na ocasião, o ItaúPower Shopping informou em nota que, como já se aproximava do horário de encerramento das atividades, algumas lojas decidiram fechar as portas mais cedo, contribuindo para desmobilizar a situação. “O ItaúPower Shopping reforça que repudia qualquer tipo de violência, discriminação e zela pela segurança (das pessoas, sanitária e patrimonial) em suas dependências para que todos os frequentadores tenham uma ótima experiência de lazer no mall, aproveitando das variadas opções de diversão, compras e gastronomia”, destacou. 

Sem amparo na lei

No dia 3 de janeiro, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) divulgou uma recomendação aos malls, dizendo que esse tipo de ação não tem amparo legal. No documento, o órgão destacou que os adolescentes têm direito ao lazer e à liberdade de reunião pacífica e em público. A Defensoria lembrou que a proibição estaria ferindo o Estatuto da Criança e do Adolescente e que, caso sejam confirmados os relatos, a conduta discriminatória pode resultar em punição dos responsáveis por crime de racismo.

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem