A Prefeitura de Santa Luzia usou suas redes sociais para alertar a população sobre a infestação de lagartas na cidade. O período atual é marcado pela reprodução do animal, o que justifica o aumento das manifestações
De acordo com o órgão, a espécie mais comum encontrada no município, conhecida como ‘mandruvá’, que podem causar coceira, queimadura e vermelhidão caso entre em contato com a pele.
Os bairros mais afetados são Vale das Acácias, Industrial Americana e Imperial, regiões próximas à florestas.
Wellington Ferreira de Jesus, morador do Vale das Acácias, relatou que existem pontos com grande concentração das lagartas.
“Tem várias em umas arvorezinhas aqui, até de baixo de um ponto de ônibus. As lagartas estão terríveis, se pegar ela queima, não é bom arriscar”, afirmou
Na publicação, a Prefeitura explica que, por se criarem nas florestas, é impossível usar produtos químicos para controlar o aumento da população do animal, por conta do grande impacto ambiental que isso causaria.
A médica veterinária da Zoonoses de Santa Luzia, Roberta Gonçalves, explica que, em caso de queimaduras, é recomendado lavar o local imediatamente com água e sabão, além de procurar uma unidade de atendimento.
“Não devemos matar o animal porque ele faz parte do ciclo da natureza, é um polinizador. O ideal é podar as árvores, com a orientação do órgão responsável, porque ela se alimenta das folhas. Em locais de lazer, as árvores devem sempre ser inspecionadas antes de entrar em contato com elas”, ressalta.
Fonte: Itatiaia.