A construção de uma marca depende de muitos fatores, um dos mais importantes é o financeiro. Sem ele não é possível começar, muito menos manter um negócio. Agora pense comigo: se a organização da renda é importante para realizar qualquer projeto pessoal, imagina para uma empresa que tem o lucro como um dos seus principais objetivos? É pensando nisso, que hoje vamos falar sobre um processo fundamental em qualquer organização, conhecido como fluxo de caixa.
O fluxo de caixa cuida justamente da gestão financeira de uma empresa, todo o dinheiro que entra (receita) e todo o dinheiro que saí (despesa) devem ser registrados em um sistema ou em uma planilha para que o empreendedor tenha uma visão ampla e exata sobre o faturamento e a realidade do seu negócio. Existem diversas plataformas e aplicativos que ajudam com o controle, e até mesmo no gerenciamento de cobranças evitando inadimplências.
Com esse processo é possível analisar esses resultados, avaliar o seu capital de giro, desenvolver um planejamento mais consistente e tomar decisões mais assertivas. Isso implica na redução de gastos dispensáveis e na projeção de investimentos como contratação de pessoas, compra de materiais e equipamentos que visam a melhoria contínua e consequentemente o aumento da lucratividade.
Vamos utilizar como exemplo duas empreendedoras, uma que registra todo o movimento da sua loja e a outra que muitas vezes esquece de preencher a sua planilha. A primeira sabe qual é o melhor período de vendas enquanto a segunda não tem muita certeza. A primeira percebe o momento propício de apostar nas melhorias, já a segunda acredita que o melhor momento é o agora. Caso aconteça uma crise para ambas, qual das duas sairá melhor? Qual delas tem a maior chance de crescer com qualidade? A resposta é evidente: a primeira!
Há o ditado que diz: “os números não mentem!” e são eles que apontam os principais problemas. Somente tendo-os como base é possível encontrar soluções e oportunidades para uma marca. Dessa forma, o fluxo de caixa só cumpre o seu papel, quando é preenchido e mantido com constância e disciplina. É necessário entender que cada centavo é importante e deve ser lançado, assim a margem de erro fica cada vez menor e o plano mais concreto.
Por menor que pareça ser o seu negócio e por mais que a sua memória seja boa, não deixe esses números jogados. Organize o seu fluxo de caixa e reserve alguns minutos do seu dia só para anotar todos esses dados. Além de ser uma forma de facilitar o seu trabalho, também é uma maneira de visualizar o andamento da sua empresa e conquistar as suas metas de pequeno, médio e longo prazo. Isso pode mudar a sua forma de empreender, vai por mim!
Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo