O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgou, nesta quarta-feira (15), detalhes sobre a operação da corporação durante do Carnaval 2023 no estado. Com base na previsão de público estimada para este ano, os militares se preparam para garantir a segurança dos eventos.
Na capital mineira, onde estará a maior concentração de público do estado, a programação é que haja a montagem de Posto Médico Avançado (PMA) para aliviar a rede hospitalar. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deve contratar ambulâncias com UTI para atuarem diretamente nos blocos com previsão de maior concentração de público.
Confira a programação completa do sábado de Carnaval em BH
Confira a programação completa do domingo de Carnaval em BH
Confira a programação completa da segunda-feira de Carnaval em BH
Confira a programação completa da terça-feira de Carnaval em BH
O PMA estará no Centro de Referência da Juventude (CRJ), ao lado da Praça da Estação. A carreta do Posto de Comando dos bombeiros deve ficar instalada na Praça da Liberdade.
Operação Especial de Carnaval
Neste ano, além do Batalhão Carnaval, o Corpo de Bombeiros conta com a Operação Alerta Vermelho Especial Carnaval, criada para orientar organizadores de eventos no uso do Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip). A ferramenta simplifica a tramitação dos Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico, por meio da internet.
Risco de afogamentos
De acordo com os militares, os afogamentos são as ocorrências que mais causam mortes durante os dias de Carnaval. Por isso, a corporação divulgou algumas recomendações para prevenir afogamentos.
Somente no mês de janeiro deste ano, o Corpo de Bombeiros registrou pelo menos 35 mortes por afogamento em todo o estado. Segundo a corporação, o número é ainda maior se forem considerados princípios de afogamento e casos relacionados.
Para prevenir os acidentes, a corporação trabalha com a instalação de Pontos Base em balneários e locais de maior incidência de casos. “Mas o mais importante é conscientizar a população de que o comportamento preventivo é a atitude mais segura pra evitar mortes e acidentes”, afirmam os bombeiros.
Recomendações de acesso e uso de balneários
Veja a lista de recomendações do Corpo de Bombeiros para um Carnaval mais seguro.
Obedeça a sinalização nas praias, represas e rios, pois dela também depende a sua vida;Mantenha distância das pedras e bocas de rios, pois o que lhe parece bonito e atrativo constitui também um perigo de afogamento;Fique atento ao caminhar pelas pedras e rochas em balneários. Existem pedras soltas e elas podem estar escorregadias;Nunca entre na água após as refeições. Quando estiver na praia ou pescando num rio, coma somente alimentos leves e beba moderadamente. Dessa maneira, não terá congestão nem perderá o equilíbrio;Evite tirar “selfies” quando estiver próximo às quedas d’água (Cachoeiras);Não deixe crianças pequenas e que não sabem nadar brincarem sozinhas na praia, na beira de rios, lagos ou piscinas;Não ultrapasse faixas e placas de avisos;Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas;Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros;Evite nadar sozinho;Não salte de locais elevados para dentro da água;Evite brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”, “saltos”);Não abuse se aventurando perigosamente;Evite bebidas alcoólicas.
Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar, através do número 193.
O post Bombeiros fazem operações para garantir a segurança dos foliões em todo o estado apareceu primeiro em BHAZ.