Matozinhos já vacinou 289 pessoas contra COVID-19

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde vacinou, até a manhã de quarta-feira (03), 289 pessoas na cidade. Nessa segunda-feira, 01, Matozinhos recebeu 121 unidades da Coronavac (Sinovac/Butantan) para aplicar a segunda dose necessária da vacina (aplicadas nos idosos em instituição de longa permanência e profissionais da saúde foram os primeiros a serem vacinados). Outras 440 unidades imunizantes da Covishield (AstraZeneca/Fiocruz) também foram enviadas neste lote e seguem sendo aplicadas nos profissionais da saúde do município, que fazem parte do grupo prioritário desta primeira fase da vacinação. A previsão da Secretaria é finalizar a aplicação dessas doses até sexta-feira, 05.

Ao todo, Matozinhos tem 974 trabalhadores da saúde em atuação, ou seja, as doses enviadas nesta semana ainda não serão suficientes para cobrir todo esse público da primeira fase, incluindo a segunda dose. “A cidade aguarda novas doses da vacina para finalizar a imunização desse grupo e, a partir disso, iniciar a segunda fase que é a vacinação dos idosos que estão fora dos asilos e instituições”, informou.

A ordem de prioridade será por faixa etária:
– Idosos com mais de 80 anos (Matozinhos tem 715 idosos nesta faixa etária)
– Idosos de 75 a 79 anos (Matozinhos tem 517 idosos nesta faixa etária)
– Idosos de 70 a 74 anos (Matozinhos tem 797 idosos nesta faixa etária)
– Idosos de 65 a 69 anos (Matozinhos tem 1110 idosos nesta faixa etária)
– Idosos de 60 a 64 anos (Matozinhos tem 1416 idosos nesta faixa etária)

O Estado tem encaminhado as doses da vacina de forma gradativa e, à medida que o município recebe o imunizante, ele é aplicado na população, respeitando os critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Portanto, ainda não há data definida para iniciar a vacinação desse grupo. “Por uma questão ética, a Secretaria Municipal de Saúde informa também, que não é permitido dar publicidade aos nomes das pessoas que estão sendo vacinadas”, concluiu a secretaria,

Encontre uma reportagem