Governo de Minas vende participação do Estado em indústria de peças aeronáuticas que funciona em São José da Lapa

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governo de Minas vendeu a participação do Estado na empresa Indústria de Aviação e Serviços S.A, criada em 2002, para o sócio majoritário Ronaldo Aldrin Diniz Lara, que já possuía 85% da firma. A venda foi assinada na tarde da última sexta-feira (17).

O processo de venda da participação do governo, por meio da Codemge, na IAS começou em junho do ano passado, mas os dois Procedimentos Competitivos de Alienação não receberam manifestações de interesse. Depois disso, a Codemge usou uma prerrogativa em contrato, válida desde outubro e prevista no acordos de acionistas, para vender a participação ao sócio majoritário.

Ao todo, os 15% que a Codemge possuía da IAS foram vendidas por R$ 10,7 milhões. A IAS foi criada em 2002 e funciona em São José da Lapa, na região metropolitana de BH, atuando no setor de criação de itens eletromecânicos para aeronaves. Na época, o governo desembolsou R$ 27 milhões para adquirir os 15% que possuía.

O histórico de resultados da IAS não vinha sendo tão positivo – considerando os resultados dos últimos 20 anos de operação, a empresa performou -68,8% da receita líquida projetada.

Na avaliação do presidente da Codemge, Thiago Toscano, não é papel do governo participar de sociedades minoritárias. “Apesar de reconhecermos a importância da indústria aeroespacial para a economia mineira e o papel relevante que a IAS presta no setor, não pode ser papel do governo participar, de maneira minoritária e com pouquíssimo poder de decisão em empreendimentos que serão melhor gerenciados pelo sócio atual, ainda mais levando em conta os riscos de operação. Os recursos públicos serão melhor aplicados em políticas de educação, saúde e transportes”, diz.

Fonte: Itatiaia.

Encontre uma reportagem