Um novo malware descoberto pela empresa de cibersegurança TreathFabric pode lesar e roubar vítimas que utilizam o sistema de pagamento Pix. De acordo com a empresa, o vírus é ligado ao BrasDex e pode acessar remotamente seu desktop ou aplicativo mobile para ter acesso a seus dados, inclusive saldo bancário.
Após ele infectar o seu dispositivo, os criminosos conseguem comandar os aplicativos de bancos e enviam o Pix para contas ligadas a eles. A empresa afirmou que o vírus foi feito para funcionar somente em celulares brasileiros e que já causou um prejuízo de milhares de reais.
+Ibovespa fecha em queda na volta do Carnaval com juros nos EUA no radar
Como se proteger?
Na maioria das vezes esse vírus é instalado no celular ou desktop do usuário por meio do phishing, uma prática que os fraudadores enviam um e-mail ou um link no WhatsApp se passando por uma instituição financeira ou empresa solicitando que o usuário baixe uma atualização.
A TreathFabric identificou que os golpistas usam um e-mail falso dos Correios para instalarem os vírus. Os especialistas indicam para que os usuários não cliquem em nenhum link que recebam pelo WhatsApp ou e-mail sem ter certeza da origem.
E-mail falso dos correios que pede para o usuário baixar um arquivo que na verdade é o vírus – Divulgação threatfabric
O post Novo vírus ataca o Pix para roubar vítimas; veja como ele funciona apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.