A Prefeitura de Betim, na Grande BH, decretou, na tarde desta terça-feira (28), em edição extraordinária do Órgão Oficial, situação de emergência em saúde pública. A medida leva em conta, principalmente, o aumento expressivo do número de internações e da demanda geral de pacientes no Hospital Público Regional (HPR).
O decreto 43.758 cita como exemplo os índices do hospital em 2018 que registraram, em todo o ano, 5.249 atendimentos, enquanto, somente em 2023, a unidade já ultrapassou a marca de 6.332 atendimentos, sendo 1.227 deles a usuários de municípios pactuados.
O documento menciona, também, o número de cirurgias ortopédicas realizadas no HPR, que registrou um aumento de 75% nos procedimentos em 2023, também em relação ao índice compilado em todo o ano de 2018. O decreto pontua ainda os problemas referentes a transferências de pacientes para a rede estadual de saúde, que, por diversas vezes, deixa de absorver esses usuários.
Além da situação de emergência, o decreto estabelece medidas que serão adotadas pela gestão municipal para o enfrentamento da crise.
São algumas delas:
- Ampliação de leitos do hospital;
- Suspensão temporária de serviços como atendimentos eletivos, para priorizar a realização das demandas emergenciais ou dos serviços hospitalares que já estão sobrecarregados;
- Transferência de pacientes cujos atendimentos não podem ser realizados pelo município para a rede estadual ou para outras cidades;
- Ampliação das agendas de cirurgias ortopédicas.
Fonte: Globo Minas.