Na tarde desta quinta-feira (03/03), durante o turno de serviço, uma equipe em deslocamento na estrada vicinal que liga Sete Lagoas a Fazenda Velha, em Sete Lagoas, deparou-se com um homem correndo com um volume enrolado em um pano nas mãos, demonstrando bastante nervosismo ao visualizar a viatura.
Após a abordagem e realização da busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, sendo que o volume se tratava de um molho de chaves. O autor não se encontrava com seus documentos pessoais para fazermos a consulta de seu prontuário.
Na residência do abordado, os policiais visualizaram na varanda 04 (quatro) pássaros silvestres em cativeiro sem licença, sendo: 01 (um) papagaio verdadeiro, 01 (um) azulão e 02 (dois) trinca-ferros. Questionado sobre a ilegalidade, ele afirmou que foram capturados na região e que possuía mais 01 (um) trinca-ferro ilegal dentro de sua residência, caracterizando o flagrante delito.
Questionado sobre a existência de mais ilegalidades, o homem relatou que em seu quarto existia uma arma de fogo. Após as buscas, foi localizado um rifle cal.22 carregado com 07 (sete) munições cal.22 intactas, e em cima de um armário foram encontradas mais 25 (vinte e cinco) munições cal.22 intactas em uma caixa.
Em ato contínuo, foi encontrado no congelador na cozinha um animal silvestre abatido da espécie tatu. Diante das infrações ambientais de manter pássaros silvestres em cativeiro sem autorização e matar/cacar animais silvestres, conforme art 29 da Lei Federal 9605/98 e Decreto Estadual 47383/2018, anexo V, códigos 506 e 508, foi lavrado o auto de infração n° 311319/2023, no valor de 2700 UFEMGS.
Os pássaros silvestres foram apreendidos e encaminhados para o 59 PEL Ambiental para serem avaliados pelo veterinário. Os 04 (quatro) pássaros foram soltos nas dependências da EMBRAPA por estarem saudáveis, e somente o papagaio foi constatado estar em alto grau de domesticação, sendo encaminhado para o CETAS do IEF em Belo Horizonte.
O animal abatido (tatu) foi descartado no aterro sanitário de Sete Lagoas.
O homem foi conduzido para a Delegacia da cidade.


















