Bombeiros voluntários de Santa Catarina se mobilizaram para capturar uma aranha-armadeira, conhecida como a mais letal do mundo. O episódio ocorreu no sábado (8) na cidade de Vitor Meireles.
De acordo com os socorristas, o morador avistou o aracnídeo por volta de 12h40 e acionou a ajuda. Por meio de fotos, os envolvidos identificaram a espécie e se deslocaram para capturá-la. Na sequência, a aranha foi solta na natureza, em um local distante da área habitada por pessoas.
Segundo o Instituto Butantan, a aranha-armadeira é uma espécie agressiva. Ela costumeiramente levanta as patas dianteiras quando se sente ameaçada, daí o nome “armadeira”.
As aranhas-armadeiras são geralmente encontradas em cascas de árvores, bananeiras, troncos, restos de construções e até mesmo dentro de residências. Elas são noturnas e comem insetos e outras aranhas.
A picada da aranha-armadeira é dolorosa e, em caso de picada, é preciso procurar o serviço médico mais próximo e o mais rápido possível. É que a aranha libera uma toxina neurotóxica, que atinge o sistema nervoso central e pode provocar taquiardia, além de edema pulmonar – levando até mesmo à morte.
O Butantan é o único produtor do soro antiaracnídico no Brasil, responsável por abastecer os serviços de saúde de todo o país. No vídeo abaixo, o biologo Richard Rasmussen mostra mais sobre a aranha.
O post Aranha mais letal do mundo é encontrada dentro de casa e mobiliza bombeiros apareceu primeiro em BHAZ.