Mais um caso de recém-nascido, este de dois meses, que morre em consequência de desnutrição em Minas. Dessa vez, o caso ocorreu em Muzambinho, no sul do estado.
A criança foi levada pelos pais – ele de 23 anos, ela de 24 – ao hospital da cidade. Os médicos, ao constarem os sinais de desnutrição na criança, chamaram a Polícia Militar. Os pais foram presos.
O bebê chegou, segundo o relatório médico, ainda com vida ao hospital. A explicação dos pais foi de que a criança havia se engasgado. O atendimento foi iniciado e os médicos constataram a desnutrição. O bebê morreu.
Os pais alegaram aos policiais – eles foram levados para a delegacia -, que o filho tinha saúde perfeita e que nunca, desde que nasceu, precisou ir ao hospital. O casal está sendo indiciado por crime de negligência.
São Joaquim de Bicas
Um dos casos mais recentes de desnutrição infantil no estado ocorreu em 6 de fevereiro, em São Joaquim de Bicas, onde uma mãe, Kátia Cristina Alves, foi presa ao chegar com o filho, de 4 anos, morto na UPA. Os médicos encontraram sinais de maus tratos.
A mulher responde, também, por crime de cárcere privado de dois outros filhos, de 6 e 9 anos, que estavam, sozinhos, num apartamento – a porta estava fechada com corrente e cadeado -, no Bairro Lagoinha, em Belo Horizonte.